quinta-feira, 19 de março de 2009

O que é a OGM?


















OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas. OGMs possuem alteração em trecho(s) do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética.

Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgênicos. OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.

Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo. Sempre que você insere um DNA exógeno em um organismo esse passa a ser transgênico.

Vantagens e Desvantagens dos OGM














Vantagens:

* Melhoramento das propriadades nutritivas;
* Produção em grande numero de vários alimentos;
* Aumento da resistência das novas espécies a pragas e doenças;
* As novas espécies tornam-se mais resistentes a herbicidas;
* Estes tornam-se mais tolerantes às condições ambientais adversas;
* Produção de espécies com novas caracteristicas dejesaveis;

Desvantagens:

* As ervas daninhas tornam-se mais resistentes o que pode dar origem a novas doenças;
* Potencial aumento dos sintomas de alergia a certos alimentos;
* Empobrecimento da biodiversidade;
* Aparecimento de novos vírus na Natureza;
* Prejudicação do tratamento de doenças em homens e animais, devido à existência de genes resistentes a antibióticos em várias plantações;